quinta-feira, 30 de junho de 2016

Liturgia Diária Comentada 01/07/2016 sexta-feira

13ª Semana do Tempo Comum
1ª Semana do Saltério
Prefácio próprio - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano “C” Lucas

Antífona: Salmo 46,2 - Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria.

Oração do Dia: Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Primeira Leitura: Profecia de Amós 8,4-6.9-12


Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; vós que andais dizendo: "Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, e dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?” Acontecerá que naquele dia, diz o Senhor Deus, farei com que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escureça a terra; mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos; farei vestir saco a todas as cinturas e tomarei calvas todas as cabeças, o país porá luto, como por um filho único, e o final desse dia terminará em amargura. Eis que virão dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. Os homens vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão. - Palavra do Senhor.

Comentário: Deus, que protege os pobres e oprimidos, ameaça retirar-se de uma sociedade que provoca sua cólera maltratando-os e oprimindo-os. Hoje, não se apela a Deus para fazer pagar os aproveitadores. Os fenômenos econômicos, os altos e baixos, as conjunturas tornam precários os lucros. Apesar de tudo, porém, as nações ricas sempre se enriquecem mais e as pobres ficam cada vez mais pobres. Não só, mas exatamente as nações ricas usam as pobres de muitos modos. Entretanto, Deus odeia esse egoísmo coletivo, tanto quanto o individual. Ele faz causa comum com os pobres e oprimidos. A oração destes vai direto a ele. Não é por acaso que se dão certos desabamentos humanamente imprevisíveis, insuspeitáveis. Mas atenção! Isso não atinge somente os "poderosos", os "grandes", porém a todos. Ninguém pode explorar impunemente um irmão e acreditar ser fiel a Deus. (Missal Cotidiano)

Salmo: 118(119), 2. 10. 20. 30. 40. 131 (R.Mt 4,4)
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!

De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!

Minha alma se consome o tempo todo em desejar as vossas justas decisões.

Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!

Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e seguiu a Jesus.

Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores? Jesus ouviu a pergunta e respondeu: Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores. - Palavra da Salvação.

Comentários:

Todos nós vivemos afirmando que Jesus é misericordioso, que veio para trazer a salvação para todas as pessoas e coisas do gênero, mas na hora da convivência com as pessoas, parece que não é bem assim, pois somos proibitivos e sabemos sempre evidenciar os erros e os pecados que são cometidos para provocarmos discórdia, separação e exclusão. É muito comum ouvirmos nas comunidades: "Eu acho que Fulano não pode participar de tal coisa porque ele fez isso e aquilo". Devemos crer que de fato não somos nós quem chamamos para o serviço do Reino, é Jesus quem chama e ele sabe muito melhor que nós quem está chamando e porque ele está chamando. A nós compete criar condições para que todos possam assumir a própria vocação. (CNBB)

Os adversários de Jesus queriam submetê-lo a seus esquemas preconceituosos. Por isso, criticavam, impiedosamente, sua ação. Qualquer gesto ou palavra do Mestre era sempre motivo de comentários maledicentes, deturpando-lhe o verdadeiro sentido. A refeição com os cobradores de impostos e pecadores, vindos em grande número à casa de Mateus para almoçar com Jesus, foi colocada sob suspeita. Os inimigos de Jesus não podiam entender como um rabi, que se prezava, pudesse misturar-se com aquela gentalha, digna apenas de desprezo. Segundo eles, o Mestre estava se rebaixando demais e, com isso, perdendo o prestígio. O pensamento de Jesus seguia na direção oposta. O Pai lhe confiara a missão de levar a salvação até os pecadores. O caminho escolhido por Cristo foi o da proximidade e da solidariedade. Sua ação era contrária à dos fariseus, levados sempre a marginalizar toda sorte de pecadores. Jesus, de forma alguma, tornava-se impuro na convivência com os pecadores. Antes, estes ficavam purificados de seus pecados, aproximando-se do Mestre. Isto não quer dizer que ele aprovasse a maneira de viver dos pecadores. Pelo contrário, sua presença revelava-lhes a malícia do coração dos pecadores, exigindo deles a conversão. Portanto, naquela refeição, alvo de tantas críticas, Jesus estava tão somente cumprindo a tarefa recebida do Pai. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.



Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica


Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://feemoralcatolicablogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeitamos todas as crenças, por favor, respeitem também a nossa. Que os comentários sejam construtivos. Nos reservamos o direito de excluir comentários que venham a agredir pessoas ou crenças. Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família - Ricardo e Marta.

banner

banner