quinta-feira, 30 de junho de 2016

Oração do Pai Nosso - Igreja Católica

Estamos acostumados à oração de uma maneira tal, que fazemos as nossas preces quase que de forma automática. Assim agindo não compreendemos que estamos assumindo sete compromissos, - e nós sabemos que na Bíblia o sete representa “totalidade” - e sem levar em conta que na outra ponta está nada mais nada menos, que o Criador, aquele que tudo vê, que conhece os nossos sentimentos e acima de tudo conhece as nossas intenções.
 
ORAÇÃO DO PAI NOSSO (Mateus 6,9-13)

1.    Pai-nosso, que estais no céu,

Todas as orações que conhecemos foram inspiração de Deus a pessoas santas e piedosas para nos ajudar a refletir sobre a vida, para nos colocar na presença do Criador. Já a oração do Pai-nosso, foi o próprio Jesus que nos ensinou, e Ele começa dizendo “Pai-nosso”.

Por que será que sendo Ele filho de Deus não usou o termo “Meu Pai”?

Fica fácil entender a partir do momento que compreendemos que Deus não é nossa propriedade, que Ele não existe para o meu uso particular, com certeza o termo “Pai-nosso” foi utilizado por Jesus para dizer que não somos ovelhas desgarradas que Deus é Pai de todos.

Agora, se temos o mesmo Pai, significa que somos irmãos, e que tipo de irmão eu estou sendo para o meu próximo? Será que aceito o meu próximo como semelhante que tem os mesmos direitos, ou será que o menosprezo pela sua cor, credo ou posição social.  

2.    Santificado seja o vosso nome;

Afirmo que o nome de Deus é tão santo quanto o próprio Criador, mas você já parou para pensar quantas vezes no nosso dia usamos esse nome para justificar atos que nós mesmos não acreditamos, ou o que é pior, ações que na maioria das vezes sabemos que não são verdadeiras.

Basta uma pequena duvida que já vem prontinha aquela manjada frase: “Juro por Deus que foi assim” ou “Juro por Deus que não sabia”. “...Não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem empregueis qualquer outra fórmula de juramento. Que vosso sim, seja sim; que vosso não, seja não...”. (Tiago 5,12)

3.    Venha a nós o vosso Reino;

Pedimos que o Reino de Deus faça parte do nosso dia, que a paz esteja presente no lar, na empresa, na rua, mas quantas vezes movido pelo stress do trânsito, pela competição que o mercado de trabalho impõe esquecemos a cortesia, a união e o que impera é o “EU”.

Queremos viver no Reino de Deus, na paz que brota do amor de Deus, mas ai vem à pergunta: “E nós, será que estamos levando está paz aos outros, que tipo de céu eu estou construindo para o próximo, ou o que é pior, será que estou semeando discórdia e implantando inferno na vida do meu irmão.

4.    Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.

 “Seja feita a Vossa vontade”, estamos entregando a nossa viva nas mãos de Deus, o que é muito bom. O problema é que na maioria das vezes falamos isso, mas na realidade estamos pensando: “Senhor que seja feita a Tua vontade, desde que ela seja igual a minha”.

Sim, só interessa se sai do meu jeito, o jeito das coisas fáceis, rápidas e indolor. A maneira como Deus resolve as coisas é muito complicada, sempre exige muita oração, muita renuncia, partilha, algumas vezes exige até uma mudança radical, sem contar o tempo de espera.

O que nós realmente não levamos em conta é que Deus está nos preparando não para o tempo presente, e sim, para a eternidade. Esquecemos que Deus não escuta as nossas palavras, Ele houve o nosso coração. Pedimos que Deus seja o “Deus de nossa vida”, estamos dispostos a nos comprometer com esta vontade.

5.    O pão nosso de cada dia nos dai hoje;

É uma pena que quando falamos “o pão”, estamos nos referindo única e exclusivamente ao alimento do corpo, sempre nos preocupamos com o sustento da família, com o nosso trabalho, com a garantia da tranqüilidade material. Esquecemos do alerta de Jesus: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Mt 4,4), Tão importante quanto alimentar o corpo é alimentar a alma.

E qual é o alimento da alma: A Palavra - A Confissão - A Eucaristia

6.    perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;

Aqui vem a maior advertência feita por Jesus, só contemplaremos a face de Deus, se antes podermos olhar no olho do nosso semelhante e nos enxergar, só poderemos desfrutar do amor do Pai, se tivermos em paz com o nosso irmão, só entraremos no Reino de Deus se a estrada tiver sido construída aqui na terra.

Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta”. (Mt 5,23-24)

7.    E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Agora começa a parte que considero mais dolorosa, “a tentação”. Vivemos cercados de ilusões e prazeres, - e se é ilusão não precisaria dizer que é falso – que põem a prova todo instante, nossa fé, nosso caráter, nosso compromisso com Deus. Temos que dar testemunho quase que a todo o momento, de que ser cristão é não ceder ao “jeitinho”, ao “tudo pode, ninguém está vendo”, engano meu irmão, “Deus está vendo”.

Como verdadeiros seguidores de Jesus, e se queremos dar a Ele o nosso “Amém”, o nosso sim, é preciso vestir a armadura que vai nos fortalecer para vencer o inimigo, e quais são os componentes desta armadura: a “Oração”, a “escuta da Palavra”, a “Confissão”, e a “Eucaristia”. Amém!

Texto: Ricardo e Marta
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.



Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://feemoralcatolicablogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeitamos todas as crenças, por favor, respeitem também a nossa. Que os comentários sejam construtivos. Nos reservamos o direito de excluir comentários que venham a agredir pessoas ou crenças. Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família - Ricardo e Marta.

banner

banner