Diz o Profeta, falando ao Pai a respeito do Filho: Fizeste-O
um pouco inferior aos Anjos. Assim convinha, com efeito, que superasse os Anjos
na humildade Aquele que os superava na sublimidade da sua glória, e que fosse
tanto menor que eles quanto é inferior o ministério a que Se consagrou. E, no
entanto, Ele é tanto superior aos Anjos quanto mais excelso que o deles é o
nome que recebeu em herança.
Mas talvez perguntes: Em que é que Ele Se fez inferior aos
Anjos, quando veio para servir, uma vez que também os Anjos, como dizíamos
acima, são enviados para exercer um ministério? É que Ele não só serviu mas também foi servido, e
era o mesmo Aquele que servia e era servido. Justamente por isso, dizia a
Esposa no Cântico dos Cânticos: Ele aí vem, atravessando as montanhas,
elevando-se sobre as colinas. Quando serve, Ele atravessa por entre os Anjos,
mas quando é servido eleva-Se muito acima deles.
Os Anjos servem,
mas do que não lhes pertence: oferecem a Deus as boas obras, não suas mas
nossas, e trazem-nos a graça, não sua mas de Deus. Por isso, quando a Escritura
diz que o fumo dos aromas subia das mãos do Anjo à presença de Deus, teve o
cuidado de advertir anteriormente que lhe tinham sido dados muitos aromas. São
os nossos suores e não os seus, as nossas lágrimas e não as suas que eles
oferecem a Deus; e os dons que nos trazem também não são seus, mas de Deus.
Não é assim aquele Servo, mais sublime
que todos os outros, mas também mais humilde que todos. Ofereceu-Se a Si mesmo
como sacrifício de louvor; ofereceu ao Pai a sua vida e nos dá ainda hoje a sua
carne. Não admira, portanto, que, por causa de tão glorioso Servo, os santos
Anjos se dignem, ou melhor, queiram da melhor vontade assistir-nos. Eles
amam-nos, porque Cristo nos amou.
Digo-vos isto, meus irmãos, para que de
hoje em diante tenhais maior confiança nos santos Anjos e invoqueis com maior
familiaridade o seu auxilio em todas as necessidades, e também para que
procureis tornar a vossa vida mais digna da sua presença, conciliar cada vez
mais os seus favores, captar a sua benevolência, implorar a sua clemência.
Sendo assim, pensai bem quanta solicitude devemos ter também
nós, irmãos caríssimos, para nos tornarmos dignos da sua companhia, para
vivermos na presença dos Anjos, de modo a não ofendermos nunca a santidade do
seu olhar. Ai de nós, se alguma vez, provocados pelos nossos pecados e
negligências, nos julgarem indignos da sua presença e da sua visita, e tivermos
de chorar e dizer com o Profeta: Os meus amigos e
companheiros fogem da minha desgraça e os que andavam comigo ficam ao longe,
enquanto os violentos procuram tirar-me a vida. Porque, então, teríamos
realmente afastado de nós aqueles que com a sua presença podiam amparar-nos e
repelir o inimigo.
Por isso, se nos é tão necessária a companhia familiar que
se dignam ter conosco os Anjos, evitemos com todo o cuidado ofendê-los e
exercitemo-nos com generosidade nas obras que sabemos serem do seu agrado. Há
de fato muitas coisas que lhes agrada e deleita encontrar em nós: sobriedade,
castidade, pobreza voluntária, frequentes gemidos e súplicas ao Céu, orações
com lágrimas e de coração atento. Mas o que acima de tudo exigem de nós os
Anjos da paz é a união e a paz. Será, porventura, estranho que eles
ponham as suas delícias principalmente nestas virtudes que reproduzem uma certa
imagem da sua cidade e que lhes permitem admirar uma nova Jerusalém na terra?
Digo-vos, portanto, que assim como aquela cidade santa forma tão belo conjunto
pela sua perfeita unidade, assim também nós devemos manter a unidade de
sentimentos e doutrina, afastando do meio de nós toda a espécie de cisma, para
formarmos todos um só Corpo em Cristo.
São Bernardo de Claraval (1090
/ 1153) - Abade e Doutor da Igreja
Fonte: Sermão 1, na Festa de
São Miguel Arcanjo, 2-3.5: Opera omnia, Ed. Cisterc. 5 [1968], 295-297
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